terça-feira, outubro 17, 2006

Perigos no abastecimento de viaturas

Existem perigos no abastecimento de combustivel nos veículos que merecem ser divulgados, como este: ao abastecer a viatura não entre no veículo nos "entretantos". Está sujeito a carregar a chamada "electricidade estática" - a tal que nos dá um choque quando tocamos na estrutura metálica do veículo - nunca lhe aconteceu? Coloque a "pistola" e não entre no veículo seja porque motivo for - não é vulgar, mas acontece.

3 comentários:

Anónimo disse...

Há mais hipóteses que um avião de linha nos caia em casa durante a sesta do que esse acontecimento.
segundo um estudo realisado nos USA, 16 casos em 12 anos. Geralmente quando se toca na carroçaria ou se pega na pistola de distribuição a electricidade estática é descarregada.

http://www.pei.org/static/fire_reports.htm

Cohiba_ disse...

É um facto. O certo é que, seguindo esse ponto de vista, vamos esquecer a prevenção e nem vale a pena fornecer a informação. Já agora, não é muito comum quem abastece colocar a pistola e sentar-se refastelado à espera que o mesmo termine. Se todos os condutores tivessem esse tipo de atitude, de certeza que o estudo que refere não apresentaria esses dados, mas sim nºs mais elevados. Mas enfim, são "azares" que só acontecem aos outros... Já agora, não sei porque "carga d'agua" se anda a implementar um "Plano de Emergência Interno" no meu local de trabalho, com direito a simulacros e tudo, se as hipóteses de ocorrer um sinistro no local são ínfimas: em 200 anos nada aconteceu de grave. Mas essa é a mentalidade verdadeiramente "tuga": "depois de casa roubada... Concluindo: o risco existe. Remoto, é certo, mas existe. Se entende que é uma perda de tempo a sua divulgação, enfim... opiniões.

Ricardo disse...

já tinha ouvido falar... no mesmo estudo, é referido que esta ocorrencia é mais frequente em mulheres, porque têm uma maior tendencia a voltar a entrar no carro. a capacidade para armazenar electricidade estática também varia de pessoa para pessoa.
Há pessoas que "dão mais choque" que outras... Hehehe