terça-feira, agosto 08, 2006

Benfica


Esta vai ser um pouco longa, mas preciso que alguém me explique... como se eu fosse muito burro. Ponto 1 - Sou benfiquista, mas não (completamente) doente. Prefiro perder 10-0 com uma grande exibição do que ganhar imerecidamente. Ponto 2 - Apenas sou treinador na Playstation (não me insultem chamamdo-me treinador de bancada). Existe por aí um treinador encartado que me elucide? Bom, quanto a mim os problemas do Benfica começam no(s) Guarda-Redes, secundados pelos defesas e apoiados pelos médios defensivos. A reposição de bola em jogo através de "balões" para o meio campo contrário será admissível numa equipa que tenha um avançado poderoso, capaz de ganhar bolas tanto pelo ar como pelo poderio físico, lateralizando (permitindo a rápida entrada dos alas) ou amortecendo para um médio que, em velocidade, apanharia em contrapé a defesa contrária. O Benfica tem algum avançado desta estirpe? Não me parece, daí não compreender aquelas reposições de bola em jogo (99,9% foram bolas perdidas). Se é opção dos Guarda-Redes um puxão de orelhas, se são instruções... vai lá vai. Na época anterior esta "jogada" era vulgar e admissível: a bola era dirigida a Simão que, em velocidade, ultrapassava (não raras vezes) a defesa contrária. Hoje temos nas alas não "falsos lentos", mas "falsos rápidos" (em dia sim Nelson poderá ser uma solução). A bola queima. Queima mesmo, ninguém assume o risco, ninguém coloca a bola no chão e à primeira oportunidade sai "balão", não há controle de bola, o levantar da cabeça e escolher o passe. Admissível apenas em jogadores medianos não (na sua grande maioria) internacionais. Porque é que a bola não chega a Rui Costa? Problemas no balneário? As "muitissimas poucas - meia dúzia?" de bolas que lhe chegaram aos pés viu-se a diferença, viu-se o jogo "lido", passes em profundidade com conta, peso e medida, simulações e fintas sobre o adversário que permitiram outro tipo de jogo. Esta equipa tem de (deve) jogar com a bola nos pés, passes curtos e desmarcações rápidas - não venham dizer que está velho porque naquela posição pouco precisa de correr. Só mais uma questão: se o 4x4x2 em losango não resultou não me parece que esta variante do 4x3x3 vá avante. Porquê? Onde estão os alas? Paulo Jorge a continuar com a média faz 1/3 do campeonato no relvado e 2/3 na bancada a cumprir castigos. Manu tem um grande futuro mas precisa de amadurecer rápidamente. E de ser mais consistente. Depois de terem (aparentemente - veja-se o jogo Bordéus) assimilado o 4x4x2 desaprenderam tudo. Terá o treinador a "cama feita"? É que quando há necessidade do Capitão vir aos "Media" dizer que os jogadores não pressionaram o treinador para mudar o esquema táctico algo me diz que sim, que pressionaram.

4 comentários:

MGomes disse...

Empatar com o Viena 1-1, não é mau. Mas era preciso que tivesse havido futebol.... e depois os austríacos não assustam mesmo ninguém.Eu acho que o tema não merece muitas mais explicações, a vida tem coisas muito mais importantes e melhores com que nos possamos entreter.
Um abraço.

Jorge Ortolá disse...

Olá. Eu tb sou do Benfica, mas acho que se dessem aos jogadores uma hora diária de serviço com a comunidade, lhes fazia bem.
1 Abraço

Ricardo disse...

Bem, pelo menos não levamos 3. E ainda marcamos 1 golo. A equipa não jogou mal mas também não impressionou. Prevejo um jogo de nervos no Estadio da Luz.
Ou melhor... mais um jogo de nervos.

JAM disse...

Eu sou do Benfica sócio. Amo o benfica desde pequenino e sou um bocadinho doente e não tenho qualquer problema em dize-lo. O problema do Benfica neste momento penso k não é tanto devido às tacticas mas sim a alguns jogadores que entraram que ainda não estão adaptados ao modelo de jogo. É difícil não só para os que entram como também para os que lá estão que têm de remodelar-se e adaptar-se a essas mesmas entradas. O Fernando Santos será capaz de levar o Benfica a bom porto? só o tempo dirá mas sinceramente acredito nele. a minha tactica preferida sempre foi o 4-4-2. O benfica só joga à bola pelas alas, é uma caracteristica da equipa e não há que inventar mas o 4-3-3 também não esta mal vamos ver o k dá.