domingo, julho 02, 2006

Predadores

Somos, de facto, o exemplo acabado do predador por excelência. Não me refiro ao português, mas ao ser humano. Acabo de saber, via televisão, que teve lugar, em Moita, uma tourada de solidariedade para com Pedrito de Portugal. Porquê? Porque em 2001 entendeu que deveria haver touros de morte. Matou e conseguiu uma coima de 100.000€. Respeito quem assim pensa. Respeitar não quer dizer que concorde. Porque se é tradição matar toiros, regressemos aos tempos das arenas romanas, aos gladiadores, aos escravos que lutavam (e morriam) para gáudio de meia duzia. Porque tinham uma perspectiva (muita vaga) de liberdade e independência. Não me incomoda a morte de uma vaca, de um boi, de uma galinha, de um perú. Como não me incomoda ver uma tubarão atacar, um leão dilacerar, um abutre à espera de alimentação. A única diferença é que, enquanto o humano mata para gáudio de meia dúzia, as "bestas" matam pela alimentação. Estamos no topo da pirâmide da cadeia alimentar. Será que precisamos do resto?

4 comentários:

Alexandra disse...

Filmes, livros, etc, etc, etc...e muita coisa não está lá, mas está aqui, tal como Pink Floyd,Genesis, etc... :) e opiniões também, pelo menos no que se refere a este post. Excelente!

Tudo de bom!

Voltarei.

Anónimo disse...

Só para lembrar que em Portugal NÃO existe a tradição de matar toiros. Na Corrida à Portuguesa o Toiro é lidado a cavalo e no fim é pegado de caras pelos forcados. Por não existir essa tradição em Portugal é que o Pedrito foi multado.

Cohiba_ disse...

Eu sei que não há touros de morte em Portugal (excepção Barrancos). Basta, para tal ler o parágrafo "Porquê? Porque em 2001 entendeu que deveria haver touros de morte. Matou e conseguiu uma coima de 100.000€."

Cohiba_ disse...

Cristina: quando vi o seu perfil fiquei com vergonha de não me ter leambrado de muitas das músicas que tem como favoritas e que algo (muito)de melancolia e saudade me trouxeram. Sem desculpa para quem esteve decada e meia ligado à música, primeiro como DJ e depois como radialista. E comentei apenas para agradecer a "lembrança" e destacar, quanto a mim o seu bom gosto. Livros é mais complicado, pois fui leitor apenas em teen-ager. Filmes ainda é mais complicado escolher apenas meia dúzia da minha colecção de cerca de 600. Obrigado. É sempre bem vinda.