Amor Primeiro - Meu Pai: Descansa em paz, porque relembrarei a toda a Figueira a arte, a pintura, o engenho. A seu tempo. Amor Segundo - Figueira da Foz.Portugal. Europa. Planeta Terra. Eles "andem" aí. Amor especial- André. Também já plantei uma árvore mas não tenho intenções de escrever um livro...
terça-feira, agosto 08, 2006
Benfica
Esta vai ser um pouco longa, mas preciso que alguém me explique... como se eu fosse muito burro. Ponto 1 - Sou benfiquista, mas não (completamente) doente. Prefiro perder 10-0 com uma grande exibição do que ganhar imerecidamente. Ponto 2 - Apenas sou treinador na Playstation (não me insultem chamamdo-me treinador de bancada). Existe por aí um treinador encartado que me elucide? Bom, quanto a mim os problemas do Benfica começam no(s) Guarda-Redes, secundados pelos defesas e apoiados pelos médios defensivos. A reposição de bola em jogo através de "balões" para o meio campo contrário será admissível numa equipa que tenha um avançado poderoso, capaz de ganhar bolas tanto pelo ar como pelo poderio físico, lateralizando (permitindo a rápida entrada dos alas) ou amortecendo para um médio que, em velocidade, apanharia em contrapé a defesa contrária. O Benfica tem algum avançado desta estirpe? Não me parece, daí não compreender aquelas reposições de bola em jogo (99,9% foram bolas perdidas). Se é opção dos Guarda-Redes um puxão de orelhas, se são instruções... vai lá vai. Na época anterior esta "jogada" era vulgar e admissível: a bola era dirigida a Simão que, em velocidade, ultrapassava (não raras vezes) a defesa contrária. Hoje temos nas alas não "falsos lentos", mas "falsos rápidos" (em dia sim Nelson poderá ser uma solução). A bola queima. Queima mesmo, ninguém assume o risco, ninguém coloca a bola no chão e à primeira oportunidade sai "balão", não há controle de bola, o levantar da cabeça e escolher o passe. Admissível apenas em jogadores medianos não (na sua grande maioria) internacionais. Porque é que a bola não chega a Rui Costa? Problemas no balneário? As "muitissimas poucas - meia dúzia?" de bolas que lhe chegaram aos pés viu-se a diferença, viu-se o jogo "lido", passes em profundidade com conta, peso e medida, simulações e fintas sobre o adversário que permitiram outro tipo de jogo. Esta equipa tem de (deve) jogar com a bola nos pés, passes curtos e desmarcações rápidas - não venham dizer que está velho porque naquela posição pouco precisa de correr. Só mais uma questão: se o 4x4x2 em losango não resultou não me parece que esta variante do 4x3x3 vá avante. Porquê? Onde estão os alas? Paulo Jorge a continuar com a média faz 1/3 do campeonato no relvado e 2/3 na bancada a cumprir castigos. Manu tem um grande futuro mas precisa de amadurecer rápidamente. E de ser mais consistente. Depois de terem (aparentemente - veja-se o jogo Bordéus) assimilado o 4x4x2 desaprenderam tudo. Terá o treinador a "cama feita"? É que quando há necessidade do Capitão vir aos "Media" dizer que os jogadores não pressionaram o treinador para mudar o esquema táctico algo me diz que sim, que pressionaram.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Empatar com o Viena 1-1, não é mau. Mas era preciso que tivesse havido futebol.... e depois os austríacos não assustam mesmo ninguém.Eu acho que o tema não merece muitas mais explicações, a vida tem coisas muito mais importantes e melhores com que nos possamos entreter.
Um abraço.
Olá. Eu tb sou do Benfica, mas acho que se dessem aos jogadores uma hora diária de serviço com a comunidade, lhes fazia bem.
1 Abraço
Bem, pelo menos não levamos 3. E ainda marcamos 1 golo. A equipa não jogou mal mas também não impressionou. Prevejo um jogo de nervos no Estadio da Luz.
Ou melhor... mais um jogo de nervos.
Eu sou do Benfica sócio. Amo o benfica desde pequenino e sou um bocadinho doente e não tenho qualquer problema em dize-lo. O problema do Benfica neste momento penso k não é tanto devido às tacticas mas sim a alguns jogadores que entraram que ainda não estão adaptados ao modelo de jogo. É difícil não só para os que entram como também para os que lá estão que têm de remodelar-se e adaptar-se a essas mesmas entradas. O Fernando Santos será capaz de levar o Benfica a bom porto? só o tempo dirá mas sinceramente acredito nele. a minha tactica preferida sempre foi o 4-4-2. O benfica só joga à bola pelas alas, é uma caracteristica da equipa e não há que inventar mas o 4-3-3 também não esta mal vamos ver o k dá.
Enviar um comentário